Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page
ONLINE
5
Partilhe esta Página

Família, Instituição Sagrada - por Nyll Mergello
Família, Instituição Sagrada - por Nyll Mergello

Família é um dos pilares mais importantes da minha vida. Sempre senti uma forte ligação com meus familiares, incluindo aqueles que nunca tive a oportunidade de conhecer pessoalmente. Essa conexão ultrapassa o tempo e o espaço, alimentada pelo respeito e pela curiosidade sobre os meus antepassados, que, de certa forma, ajudaram a moldar quem eu sou hoje.

Infelizmente, o meu conhecimento sobre minha história familiar é mais profundo na parte materna. Consigo traçar a árvore genealógica até o quarto grau em linha reta ascendente, e isso já me deu um universo riquíssimo de histórias para explorar e compartilhar.

Um dos personagens que mais gosto de falar é meu trisavô materno, conhecido como Capitão José Xavier. Seu nome completo era José Xavier de Carvalho. As narrativas sobre ele sempre me impressionaram. Imagino sua presença marcante e as aventuras que viveu em uma época tão diferente da nossa. Foi um homem de caráter forte, respeitado em sua época, e cuja história ainda ecoa na nossa família.

 

Capitão José Xavier                                  Capitão José Xavier (meu trisavô materno)

 

Outro casal que ocupa um lugar especial na minha história ancestral é formado por meu bisavô e minha bisavó. Ele, José Xavier Filho, carinhosamente chamado de Dom Xavier, seguiu os passos do pai em termos de liderança e personalidade notável. Sua esposa, minha bisavó, era Dona Santina de Souza Ferraz, uma mulher cuja graça e dedicação à família são ainda mencionadas em nossas conversas familiares.

Sr, José Xavier Filho (Dom Xavier) e sua esposa, Dona Santina de Souza Ferraz                         Sr. José Xavier Filho e Dona Santina de Souza Ferraz (meus bisavós maternos)

 

Recentemente, a tecnologia me proporcionou uma experiência incrível para me conectar ainda mais com essas histórias do passado. Utilizando inteligência artificial, consegui dar vida a duas fotos antigas da família. Uma delas é do Capitão José Xavier, que agora parece olhar diretamente para mim, como se sua presença atravessasse o tempo. A outra é do casal José Xavier Filho, o Dom Xavier, e Dona Santina de Souza Ferraz, meus bisavós. Ver essas imagens ganharem movimento e expressões foi algo incrível e profundamente emocionante. Foi como se um pedaço da minha história pessoal tivesse ganhado vida diante dos meus olhos.

Esses vídeos, que são um tributo à memória da minha família, estão disponíveis nesta página para que você também possa conhecê-los e, quem sabe, se inspirar a explorar as suas próprias raízes familiares. A história da minha família é uma parte de mim que guardo com muito carinho, e poder compartilhá-la com vocês é uma grande alegria.

Foi um imenso prazer compartilhar estes detalhes de alguns de meus antepassados. À seguir, você tem as respectivas fotografias em sequência e abaixo, os vídeos elaborados por meio de IA (Inteligência Artificial).

Um excelente site sobre a vida dos antigos povos do nordeste brasileiro é o BLOG DO MENDES E MENDES  Para quem gosta do assunto, é um ótimo point da web. Os assuntos são diversos e o blog fala do cangaço e de famílias tradicionais. Vale a pena visitar o blog.

Mais informações, assim como fotografias antigas de família e dados ancestrais de Nyll Mergello, basta seguir o link à seguir: Nyll Mergello - Origens e Genealogia Parcial

Por: Nyll Mergello

Mogi Guaçu, SP, 30 de dezembro de 2024, 01:54:40

Em primeiro plano, o Capitão José Xavier; em seguida, seu filho, o Sr. José Xavier Filho de Carvalho (Dom Xavier) e Dona Santina de Souza Ferra

 

https://drive.google.com/file/d/1fL-jLlBmiFTNPWbwzKsnbfXiyWbtB_0r/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/1hnmQI7TcbxfyhI0apKXoFS1mL6xuJKEd/view?usp=sharing

Tags: Nyll Mergello, ancestrais de Nyll Mergello, antepassados de Nyll Mergello, Família Xavier de Carvalho, Família Mergello, Família Guea, Família Gueah, Cassiano Manoel de Souza, Caciano Manoel de Souza, cangaço, cangaceiro, cangaceiros, jagunço, jagunços, homens de respeito de Nordeste do Brasil, Lampião e Maria Bonita, Virgulino Ferreira, volantes, revoltas, revolta de 30, Padre Cícero Romão Batista, Padre Cícero Romão Baptista, sertão, família xavier, família Ferraz