Criar uma Loja Virtual Grátis

Partilhe esta Página

Uma Garrafa no Mar de Gaza (Legendado)
Uma Garrafa no Mar de Gaza (Legendado)

 


Os destinos de uma garota francesa e um garoto palestino se cruzam com uma carta dentro de uma garrafa

    Opinião Humanimania/Verbex

    Um filme excelente, de uma sensibilidade ímpar. Mostra realmente os dois lados da moeda, e acaba por gerar uma expectativa muito grande, a qual vai se transformando em angústia à medida que imaginamos que não vai terminar bem. Enfim, o diretor Thierry Binisti soube como criar um clima bastante apreensivo, e num ambiente onde muita gente vê os palestinos como vilões, o filme age de maneira discreta nos conduzindo a uma realidade bastante sóbria e convincente. O talento inquestionável de Agathe Bonitzer e Mahmud Shalaby deu ao filme o clima perfeito para uma obra singela e profunda, além de comovente e muito convincente. E encantadora.

    Eu, pelo lado histórico, vejo os israelenses como verdadeiros donos daquelas terras por direito legal, já que é uma herança ancestral. Por outro lado, não podemos fechar os olhos aos 2000 anos em que o país ficou sob domínio árabe, o que lhes dá certo direito. Falar em divisão territorial amigável é abordar uma utopia. Não vejo possibilidade disto, mas consigo enxergar um futuro menos intolerante por parte de Israel. Afinal, os palestinos também tem seus devidos direitos. O filme nos mostra que nem todos estão de fato interessados nesta questão belicosa que só cria dificuldades para as pessoas envolvidas, direta ou indiretamente. Fico incomodado com a política de Israel para o povo palestino, e muito me chocam certas atitudes belicosas e violentas. Mas este filme nos mostrou uma realidade, e dentro desta realidade vejo uma geração magoada e ferida em seu orgulho nacional, porém disposta a fazer mudanças a fim de criar tempos melhores para todos, palestino e israelenses. Recomendo, pois é um filme excelente e absolutamente realista no que diz respeito ao que acontece naquela conturbada perte do mundo, onde a vida não raro é tratada como algo sem valor e descartável, dentro de uma cultura que para nós, ocidentais, pode vir a ser chocante e incompreensível. E até inaceitável. Mas a cultura é apenas um detalhe, pois eles são gente igual a gente.

 

                                Por: Dinno Verbex


SINOPSE


    Tal é uma jovem francesa de 17 anos que mora em Jerusalém com sua família. Após a explosão de um camicase num café do seu bairro, ela escreve uma carta a um palestino imaginário, onde exprime suas interrogações e sua recusa em admitir que só o ódio possa reinar entre os dois povos. Ela coloca a carta numa garrafa e entrega a seu irmão para que jogue no mar, perto de Gaza, onde ele faz seu serviço militar. Algumas semanas depois, Tal recebe uma resposta de um misterioso “Gazaman”. O resto você só vai saber assistindo o filme, que se encontra logo abaixo. Assista e deixe seu comentário.
             

 

                  Mahmud Shalaby                                                Agathe Bonitzer  


FILME - Uma Garrafa no Mar de Gaza 

  • Direção: Thierry Binisti
  • Elenco: Agathe Bonitzer, Mahmud Shalaby, Hiam Abbass, Riff Cohen,Abraham Belaga, Jean-Philippe Écoffey, Smadi Wolfman, Salim Dau, Loai Nofi, François Loriquet, Max Oleartchik
  • Nome Original: Une Bouteille a la Mer
  • Ano: 2011
  • Duração: 100 min
  • País: França/Canadá/Israel
  • Classificação: 14 anos
  • Gênero: Drama

Sinopse

 

 

  Assista agora ao filme, ou clique abaixo e veja no You Tube